Você já pensou em manter um diário de escrita terapêutica?

11/03/2021

Pode ser que a sua ideia de manter um diário esteja relacionada a infância ou a adolescência, mas aqui o diário está relacionado muito mais com a prática da escrita do que o caderno em si.

Quando começamos a praticar a escrita terapêutica, é muito comum que os primeiros textos não sejam bons, seja pela dificuldade de se expressar, de não ver no caderno um momento de acolhimento, de ter uma experiência difícil com a escrita nos primeiros anos de vida, do medo de alguém encontrar os escritos ou de não se sentir bem em colocar no papel os pensamentos e sentimentos.

Conforme o tempo vai passando, a escrita começa a fluir e duas páginas muitas vezes se tornam cinco ou mais folhas dependendo do que estamos sentindo ou vivendo em nossa vida. Mas porque devemos manter um diário de escrita?

No livro El Diario Creativo da autora Lucia Capacchione, ela fala sobre os benefícios de escrever todos os dias e alguns deles são que a escrita permite a autorreflexão, o autoconhecimento, o crescimento pessoal, o aumento da autoconfiança, contribuir para planejar metas e sonhos, entre tantos outros.

Caso você não tenha costume de praticar a escrita terapêutica diariamente, busque um caderno que seja inspirador para você começar. Você também pode complementar a sua escrita com desenhos, colagens, permitindo que o seu diário seja um espaço em que você consiga se sentir bem, se expressar e ouvir a própria voz.

Lembre-se que ao escrever, você poderá se conhecer ainda mais e perceber quais são as suas necessidades, o que você gostaria de mudar, o que pensa, como se sente. Escreva sobre a sua vida, os seus projetos, medos e anseios...

O diário também pode ser um espaço para fazer os exercícios de escrita terapêutica, já que se torna bem mais fácil fluir quando temos um caminho certo para trilhar. Neste caso, recomendo que você siga o meu instagram @reescrevendoasuahistória para novas inspirações. A cada dia permita-se escrever uma nova história da sua vida, a escrita terapêutica pode te surpreender!

Com carinho,

Thalita Gonçalves.

© 2020  Reescrevendo a Sua História 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora