7 Dicas para Buscar o Equilíbrio Emocional na Pandemia

14/01/2021

ESCREVI ESSE POST ORIGINALMENTE PARA O SITE COM CIÊNCIAS, MAS ESTOU COLOCANDO AQUI PARA QUE POSSA ALCANÇAR MAIS PESSOAS QUE PRECISAM DE AJUDA NESTE PERÍODO.

Estamos vivenciando um momento difícil em nosso país. Mediante ao isolamento, buscamos formas de refúgio e conforto, mas manter a saúde mental para a maioria das pessoas não está sendo uma tarefa fácil.

Há dias em que podem ser mais difíceis, outros nem tanto, mas ainda assim permanece a pergunta: Em meio a uma pandemia, como você pode buscar o equilíbrio?

Você provavelmente já sabe o quanto as notícias diárias podem contribuir para o aumento da ansiedade e do desânimo em meio a tudo o que está acontecendo.

E foi pensando nessa situação que separei algumas dicas para que você buscar equilíbrio e conforto nesses momentos tão difíceis.

1) CUIDE DA SUA SAÚDE FÍSICA: A atividade física pode contribuir para amenizar a ansiedade, além de ser essencial nesse período. Separe algum tempo do seu dia para fazer exercícios, ou uma caminhada leve. Cuide também da sua alimentação (atente-se ao excesso), da sua rotina, da sua aparência. Mantenha-se de bem com você!

2) MANTENHA CONTATO COM SEUS AMIGOS: Os relacionamentos significativos podem nos ajudar a passar por esse período de forma mais confortável. Aproveite esse momento para ligar para os seus amigos, fazer uma chamada de vídeo. Tem algum familiar do qual você sente falta? Então ligue, é muito importante ter esse tempo para manter o desenvolvimento emocional.

3) TENHA UM TEMPO PARA VOCÊ: Mesmo em casa com a família, buscar um tempo para você é essencial. Conecte com você, acolha as suas emoções, compreenda o que você está vivendo, aprecie os momentos de silêncio. Esse tempo pode ser também para fazer algo que você goste, ler um livro, assistir um filme. Separe uns 10 minutos diários para se perguntar o que você está sentindo, o que te faz bem, o que está sendo difícil para você lidar...

4) BUSQUE NOVOS CONHECIMENTOS: Aprender é muito bom, então tire esse momento para estudar, aprender um novo idioma, fazer um curso. Lembre-se de não se cobrar tanto, é um momento que muitas vezes não vai deixar que você se concentre com facilidade, então respeite seus momentos de fragilidade também.

5) EVITE O EXCESSO DE INFORMAÇÕES: Saber o que está acontecendo é muito importante, mas não se informe em excesso. Uma hora por dia é o suficiente para você se atualizar sobre a situação atual. Valorize as boas notícias, elas podem te ajudar a ter um dia melhor.

6) RELAXE E RESPIRE: Em momentos em que a tensão estiver crescendo, busque respirar fundo três vezes e meditar para acalmar. Agora se você estiver tendo crises de ansiedade, o acompanhamento terapêutico é fundamental, não deixe de se cuidar e procurar ajuda. 

7) PRATIQUE A ESCRITA TERAPÊUTICA: Colocar no papel os seus sentimentos e pensamentos pode te ajudar a ter mais calma em meio aos dias agitados. Além disso, a escrita terapêutica pode ser uma forma de autoconhecimento. Para começar essa prática, recomendo o meu ebook Reescrevendo a Sua História com as Cartas Terapêuticas, clique aqui para conferir. 

Também te convido para acompanhar o meu instagram @psicologathalitag em que dou muitas dicas sobre a ansiedade, autoestima, autoconhecimento e tem postagens novas semanalmente. Vale a pena conferir! Para acompanhar o meu insta, é só clicar aqui.

Com carinho.

Thalita Gonçalves.

© 2020  Reescrevendo a Sua História 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora