Como a escrita terapêutica pode te ajudar a trilhar um novo caminho?

16/06/2021

Você sabia que a escrita terapêutica pode contribuir para o encontro do seu propósito de vida?

Não canso de repetir que escrever de forma terapêutica conduz ao autoconhecimento. Mas a escrita que praticamos sem a intenção de mudança, não pode ser terapêutica. A escrita terapêutica conduz ao caminho do autoconhecimento, mas também da ação. Não há como ser uma nova pessoa pensando da mesma forma assim como não há como trilhar um novo caminho passando diariamente pelas mesmas estradas.

Trilhar um caminho na escrita pode muitas vezes ser desafiador quando não sabemos aquilo que de fato queremos. Mas a escrita terapêutica pode te ajudar a descobrir aquilo que realmente faz sentido para você. Pensando nisso, separei algumas dicas abaixo para que você consiga trilhar um novo caminho em sua vida através da escrita:

1 - Tenha propósitos bem definidos: Você com certeza já ouviu a famosa frase do gato de Alice do País das Maravilhas que diz que "para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve". Ao começar a escrever, pense no que você gostaria de alcançar, o que deseja para a sua vida, o que te faria realmente feliz.

2 - Faça para si mesmo(a) a pergunta: Caso eu esteja no mesmo lugar que estou hoje daqui há 10 anos, eu estarei feliz? Pense em sua vida hoje e transfira essa mesma pergunta para o caderno. Seja totalmente sincero(a) com você.

3 - Liste as vantagens e desvantagens de permanecer no mesmo lugar: Em nossa vida existem ganhos e perdas e isso é um fato. Ao escolhermos fazer uma mudança, precisamos lembrar que podemos perder algo e tudo bem. Um exemplo seria uma pessoa que escolhe trabalhar em outra cidade muito distante. Ela pode abrir mão de estar com familiares e amigos para crescer profissionalmente. Escreva no papel de um lado as vantagens e do outro lado as desvantagens de se permanecer no mesmo lugar.

4 - Analise as diferentes áreas da sua vida e pense no que você precisa melhorar: Há algo que você gostaria de mudar em sua vida profissional? Em sua vida afetiva? E mental? Pense nas diferentes áreas e escreva no papel as mudanças que você gostaria de começar. Não tenha receio de escrever.

5 - Busque ajuda especializada: Em alguns momentos, mesmo com a prática da escrita terapêutica podemos nos manter no mesmo lugar. Não se culpe por isso e busque a psicoterapia. No processo terapêutico, o profissional poderá avaliar a sua história de maneira individual, te ajudando na direção de um novo caminho. Não hesite em investir em você, em buscar um novo sentido para a sua vida.

E para trilhar esse caminho na escrita terapêutica de maneira prática, eu escrevi o e-book Reescrevendo a Sua História com as Cartas Terapêuticas, em que nele são abordados vários temas voltados para o autoconhecimento. Para acessar, é só clicar aqui. Você ainda ganha de bônus um baralho do autoconhecimento com 24 cartas. Vale a pena conferir! No meu instagram @reescrevendoasuahistoria você também encontrará dicas e exercícios de escrita terapêutica. Clique aqui para me acompanhar por lá e ficar por dentro das novidades.

Com carinho,

Thalita Gonçalves.

© 2020  Reescrevendo a Sua História 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora