Como a escrita terapêutica pode potencializar a escrita criativa?

06/06/2021

Você sabia que a escrita terapêutica pode potencializar o processo de escrita criativa?

Apesar de focar na escrita terapêutica, sempre gostei de escrever poesias, crônicas, contos e depois de praticar a escrita terapêutica, percebi que a escrita literária passou a fluir ainda mais.

Neste ano, também tive a oportunidade de ler O Caminho do Artista da autora Julia Cameron em que ela fala da prática de páginas matinais que são 3 folhas escritas a mão, no momento em que você acordar, sem pensar muito no assunto e sem julgamentos, só ir escrevendo.

Esse momento diário pode ser contribuir muito para melhorar a sua escrita criativa (principalmente se você trabalha diretamente com ela). Pensando nisso, eu trouxe alguns pontos importantes pra compartilhar com vocês, sobre como a escrita terapêutica pode contribuir com a escrita criativa.

1) A escrita terapêutica melhora com a prática: Como muitos escritores dizem, a escrita é muito mais transpiração do que inspiração. Se você escreve todos os dias, mesmo que seja a escrita terapêutica, consequentemente ela melhora com o tempo e isso contribui com a melhora da escrita criativa.

2) A escrita terapêutica é fonte de ideias: Na escrita terapêutica podem surgir novas ideias de poesias, contos, histórias, já que você estará escrevendo sobre seus pensamentos, vivências e sentimentos. A escrita terapêutica pode te ajudar a despertar a criatividade para os momentos de escrita criativa.

3) Da escrita terapêutica podem surgir grandes narrativas: Caso você tenha o hábito de anotar importantes acontecimentos da sua vida, histórias que te tocaram, sonhos noturnos que você teve e pensou "isso daria um livro", pode ser um começo de uma narrativa. Nesse ponto, atente-se ao que está acontecendo a sua volta. Muitas narrativas incríveis podem surgir a partir de acontecimentos cotidianos.

4) A escrita terapêutica pode se tornar uma escrita criativa: Para que isso aconteça, você pode praticar a escrita terapêutica na forma de uma poesia, de uma crônica, de uma narrativa, seguir outros caminhos, vivenciar novas formas de escrever. Transforme os seus pensamentos e sentimentos em textos. Hoje existem vários tipos de livros que surgem a partir dessa forma de escrita e gera uma identificação muito grande.

E para colocar em prática a escrita terapêutica, eu escrevi o e-book Reescrevendo a Sua História com as Cartas Terapêuticas, em que nele são abordados vários temas voltados para o autoconhecimento. Para acessar, é só clicar aqui. Você ainda ganha de bônus um baralho do autoconhecimento com 24 cartas. Vale a pena conferir! No meu instagram @reescrevendoasuahistoria você também encontrará dicas e exercícios de escrita terapêutica. Clique aqui para me acompanhar por lá e ficar por dentro das novidades.

Com carinho,

Thalita Gonçalves.

© 2020  Reescrevendo a Sua História 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora