7 Maneiras de você se amar mais

30/05/2021

Como você tem vivenciado o amor próprio em sua vida diária?

Muitas vezes acreditamos que para vivenciar um amor verdadeiro, precisamos depositar toda a nossa confiança no outro, mas para amar alguém, é necessário vivenciar também o amor próprio. Qualquer relacionamento bem sucedido que você deseja estabelecer em sua vida começa a partir de você.

Amar a si mesmo não impede que você ame ao outro, o amor próprio é fundamental para a construção da autoestima. Muitas vezes pensamos que a autoestima está relacionada a nossa aparência, ou se sentimos bem em relação a vida, mas isso é uma pequena parte do que realmente é a autoestima. Nathaniel Branden a define como "a confiança em nossa habilidade de dar conta dos desafios básicos da vida." Quando você ama a si mesmo(a) de uma forma sincera, é muito mais fácil construir relacionamentos saudáveis com aqueles que estão próximos de você. O amor próprio não é algo que acontece de um dia para o outro, é um processo que deve ser cultivado a cada dia. Pensando nisso, eu selecionei 7 atitudes imprescindíveis para você se amar mais no dia a dia.

1 - Busque o autoconhecimento: Sem se conhecer é muito difícil cultivar o amor próprio em sua vida. Conheça os seus pontos fortes, fracos, o que você precisa melhorar, o que te fortalece. Nesse primeiro ponto, a escrita terapêutica pode ajudar muito. Caso você queira saber como praticar, no meu instagram @reescrevendoasuahistoria, tem muitas dicas para você iniciar e dar continuidade nesse processo.

2 - Invista no seu autocuidado: Esteja com você em sua própria companhia, apreciando o silêncio, ouvindo uma música, lendo livros, caminhando ou escrevendo. Esses momentos simples podem te nutrir e te ensinar a aprender a gostar de estar cada vez mais com você.

3- Acolha os elogios e se elogie: Recebeu um elogio de alguém? Não menospreze ou diminua ele. Agradeça o elogio que você recebeu e em alguns momentos se elogie também. Fez algo que te fez bem e deu certo? Elogie-se por isso.

4 - Respeite os seus limites: O amor próprio se estende também nas relações pessoais. Ao dizer sim para o outro querendo dizer não, lembre-se que você está dizendo não para você mesmo(a). Aprender a estabelecer limites para aqueles que estão próximos de nós é muito importante. Não se sobrecarregue pelos outros. A psicoterapia é o melhor lugar para aprender a estabelecer esses limites.

5 - Cultive a gratidão: Quando você agradece por aquilo que você tem, você consegue reconhecer o que já conquistou em sua vida. Permita-se se sentir feliz pelo que você tem de bom em sua vida, principalmente a sua essência. Olhe para você com mais gratidão.

6 - Busque a autorresponsabilidade: A autorresponsabilidade é um dos pilares essenciais da autoestima e também muito significativo na construção do amor próprio. Lembre-se que você é responsável pelas suas escolhas e ter consciência delas impacta diretamente na construção do seu amor próprio.

7 - Acredite em você: Acredite na sua capacidade de alcançar seus sonhos, estabeleça metas, confie em você. Permita-se ir além e ouse reescrever uma nova história para ser mais feliz.

Gostou dessas atitudes? Caso queira entrar em contato comigo, você pode me acompanhar no instagram @reescrevendoasuahistoria. E caso você queira desenvolver a sua autoestima no dia a dia, confira o meu Baralho da Autoestima Reescrevendo a sua História. São 80 cartas e você pode utilizar 1 por dia, colocando elas em prática, é só clicar aqui para conferir. Lembrando que a psicoterapia é essencial em muitos momentos e pode te ajudar neste período. Cuide-se!

Com carinho.

Thalita Gonçalves.

© 2020  Reescrevendo a Sua História 
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora